Os melhores cães de guarda :
Pastor Belga Malinois

Como falar de um cão que é considerado a Ferrari dos cães?
O Pastor Belga Malinois é o cão mais versátil do mundo juntamente com o Pastor Alemão. Ele faz um trabalho excelente como cão de guarda, farejador de drogas, busca de fugitivos, busca de vítimas em soterramento, guia de cegos, agility, obediência, dentre outros.
Seu temperamento é marcado por forte instinto de territorialidade e proteção. Possui grande afeto por seus familiares e se revela gentil com crianças, porém, mesmo assim, é necessário que tenha sempre um adulto por perto na hora da brincadeira. Aprecia muito companhia da família e com o tratamento correto se tornará um grande membro desta.
Como é um cão feito para trabalho, é dotado de extrema inteligência e grande capacidade de aprendizado, no entanto, é necessário que seja estimulado com uma educação positiva e sistemática.
O Malinois é determinado, corajoso e possui grande resistência a fadiga.
Seu baixo peso é compensado com muita velocidade e agilidade, dessa forma ele consegue saltar muito, proporcionando um dos ataques mais plásticos de todos os cães.
Como é um cão muito ativo, é necessário que tenha espaço para que possa correr e saltar. Caso não possua o espaço necessário, é indicado que o dono faça duas caminhas por dia com o cão de pelo menos 50 mim cada. Isso mostra que o Malinois é um cão que não se adapta muito bem em apartamentos.
Ele é um cão muito saudável, e seu principal problema é a predisposição a ter displasia coxo femoral, porém esse índice não é tão elevado.
Dobermann

Infelizmente pessoas que não entendem NADA de cães, começaram a difamar a raça mostrando histórias ruins dele, transformando-o então em um cão assassino. O que essas pessoas ignorantes não mostravam em suas matérias é que na verdade os grandes assassinos eram os humanos que compravam os Dobermans e se aproveitavam de sua condição atlética e de sua extrema inteligência para estimularem sua agressividade.
Vários contos foram inventados como, por exemplo, que o cérebro do cão não parava de crescer e assim ficava espremido no crânio fazendo assim com que o cão ficasse louco e agressivo, o que não é verdade.
Apesar de suas excelentes qualidades, o doberman, como a maioria dos cães de guarda, não é recomendado para donos inexperientes (Acho que já disse isso nas raças anteriores, né?! Rs…), isso porque um dono sem experiência pode deixar o cão dominá-lo sem muitas dificuldades. Para isso, é muito importante o acompanhamento de um bom profissional, ensinando no mínimo o treinamento básico de obediência.
A guarda é um instinto natural da raça. Por ser um cão muito atento e obediente, é facilmente treinável. Dobermans aprendem rapidamente e podem ser treinados desde filhotinhos. É uma raça que se adapta muito bem a todo tipo de esportes e treinos praticados com cães pela sua agilidade, força, resistência e inteligência. Devido ter muita energia acumulada, precisa estar em um espaço físico que permita que ele gaste toda ela, para que não se torne um cão estressado.
A raça também se destaca pela habilidade de saltar em todas as direções e por isso reduz sua vulnerabilidade durante um confronto, podendo desviar de chutes, tiros e facadas. Com um salto rápido e certeiro, pode impedir a ação de um bandido e até mesmo impedir que ele use uma arma.
Suas qualidades físicas permitem ainda percorrer um grande terreno por um bom tempo e sem que o animal chegue à exaustão. Essa capacidade é importantíssima para defender sítios ou terrenos industriais. Um bom Dobermann consegue correr em alta velocidade, o que facilita perseguições a invasores.

Essa relação se dá por ele possuir muitas qualidades semelhantes aos antigos guerreiros japoneses. Tendo como características principais, forte instinto para caça, alto índice de territorialidade, extremamente silencioso e muito observador.
Por ser que late pouco, quando late o dono pode ter certeza que algo de diferente está acontecendo, podendo ser um animal diferente em seu território ou até mesmo um invasor. O Akita dificilmente vai latir a toa, ou seja, além de ser um dos melhores cães de guarda, é um excelente cão de alarme. Por ser um cão altamente territorialista, vai defender seu território e sua família até a morte.
Ele é um cão nobre e bastante independente. Dificilmente vai ver um Akita pulando em seu dono ou fazendo muita festa. Seu ataque é extremamente preciso, geralmente antes de atacar uma pessoa, ele prefere observar para poder avaliar bem a situação para aí sim tomar uma atitude.
É importante ressaltar que por ser um cão bem temperamental é necessário que seja socializado desde filhote. Essa socialização deve ser feita com pessoas e outros animais e o adestramento mesmo que básico é fundamental.
Um dos pontos negativos dessa raça é justamente a falta de tolerância com outros cães, principalmente do mesmo sexo.
O Akita é um cão originário de uma região fria e úmida japonesa, por isso possui um sub pelo bem grosso que o protege das baixas temperaturas. Nas regiões mais quentes ele consegue se adaptar e as trocas de pelo serão mais intensas deixando ele um pouco murcho, é necessário que se controle bem o peso do animal para que não sofra no calor.

Sua fama não é a toa ele pode trabalhar com excelência em provas de obediência, agility, ataque, guia de cegos, farejador de drogas, busca de desaparecidos, busca de soterrados. Tudo isso aliado a um excelente caráter e temperamento, uma índole sem igual e extremamente confiável.
Por ser muito inteligente, obediente, leal e muitas vezes ciumento o Pastor Alemão se um cão de guarda completo, ainda possuindo grande força, boa velocidade, grande faro, mordida forte o tornam quase imbatível contra um intruso. Quando passado por um treinamento adequado e responsável possui um ataque cirúrgico, por exemplo, se algum invasor possuir algo na mão que represente perigo a sua família será nesse local que ele deverá atacar. Importante frisar que um treinamento mau feito pode trazer consequências perigosas. Um cão mau treinado pode apresentar agressividade em demasia, não conseguindo distinguir o que uma visita ou um intruso, ele pode se voltar contra um membro da família, entre outras coisas.
Por ser um cão extremamente territorialista e dominante, é necessário que passe por treinamento desde cedo para que o dono possa aproveitar ao máximo esse cão fabuloso. Caso o cão não possua muito espaço para se exercitar e preciso que o dono tenha uma coisa em mente, ele terá que sair com seu cão pelo menos duas vezes ao dia. Lembre-se que um cão ocioso, com energia acumulada e sem exercícios fica estressado e com problemas de saúde.
Falando em problemas de saúde, o Pastor Alemão é um dos cães que possui maior predisposição de displasia coxo femoral. Pois isso é importante ao adquirir esse cão, procurar um canil de qualidade que esteja preocupado em desenvolver a raça e não somente em vender o cão. Um Canil de qualidade oferece mais que um cão bonito, ele te oferece um cão saudável, com temperamento equilibrado e confiável.